As Vendas de Varejo apresentaram crescimento nominal de 2,5%

O macrossetor de Bens Não Duráveis caiu 1,1% já descontada a inflação, enquanto o de Serviços recuou 2,9% e o de Bens Duráveis e Semiduráveis retraiu 1,7%. Os dados constam do relatório ICVA – Cielo de setembro de 2023.

“A economia no varejo de uma forma geral segue com oscilações ainda influenciada pela acomodação que se verifica na economia como um todo, no entanto desde janeiro demonstra tendência de baixa e devemos estar atentos”, diz Ambra Nobre Sinkoc, diretora Executiva da Abióptica que completa: “a redução gradual na taxa Selic deve trazer reflexos positivos na oferta de crédito, mas ações de contenção de despesas são importantes para a saúde das empresas neste período”. O relatório completo está á disposição dos associados da Abióptica.

Obs: O ICVA tem uma série de diferenciais frente a outros indicadores do mercado (dados reais e não pesquisa, maior abrangência territorial e setorial, todos os portes de empresa, pesos reais dos setores, inclusão das vendas de e-commerce, etc). Vale sempre lembrar que este número não tem relação com a performance da Cielo, já que são eliminados os efeitos de ganhos/perdas de market share e os efeitos de substituição de meios de pagamento.

“Seguir as regras estabelecidas é uma forma de protegermos nosso mercado”, afirma Ambra.

Fonte: Abióptica

POSTS RELACIONADOS