Sim! As cores afetam o emocional do seu cliente. As cores podem provocar reações: sentimento, emoções e sensações.
Quem nunca percebeu que empresas relacionadas a fast food, costumam ter cor vermelha? Ou hospital com tom branco nas paredes ou nas roupas dos funcionários da saúde? Exceto na ala infantil para amenizar a tensão das crianças.
Mesmo que o comércio online tenha crescido, repensar em seu espaço, pode trazer ótimos resultados. Ambientes coloridos podem passar um ambiente alegre.
Desde Goethe em 1810 até os nossos dias, as cores e sua interferência são estudadas. Cores quentes estimulam mais os instintos de sobrevivência, enquanto as cores frias trazem um relaxamento ao ambiente.
Qual a cor das paredes de sua óptica? Os uniformes dos colaboradores? A sua fachada? Está com dúvidas? Talvez essa pergunta venha antes das demais: o que você quer transmitir para o seu cliente?
As cores vão influenciar no afeto, cognição e comportamento. Talvez o preto provoque alguma reação mais hostil.
Colorido pode transmitir algo mais alegre, aspecto de festa ou carnavalesco. O vermelho ao estado biológico, quando alguém está com raiva, envergonhado, ou ainda sensualidade.
E quanto ao cliente. Será que a cor da roupa que ele usa pode ser um sinal (não o único) do seu estado de espírito no momento em que entra em sua óptica?
O fato é que as roupas transmitem o nosso estado de espírito, uma identificação profissional, ou valorização daquele momento.
Dias de frio (outono ou inverno) as cores das roupas costumam ser do tom pastel. Em outros períodos do ano o colorido predomina.
Mas percebendo o seu cliente de forma particular. A maioria das vezes os que vestem colorido ou cores mais alegres, estão mais receptivos. Os clientes com trajes mais escuros podem apresentar comportamento mais rígidos, mais comedidos em suas falas. Não seja uma regra, e nem tão pouco a única diretriz, apenas um sinal da abordagem que você deve fazer.
Para clientes com roupas coloridas, experimente uma abordagem mais receptiva, alegre (sem exageros) e pronta para o atendimento. Puxando diálogo, conforme esse cliente te permite. Ele pode estar aberto para uma conversa.
Clientes com roupas mais escuras, podem ser mais comedidos, sem o desejo de que o vendedor extrapole nas risadas e conversa. Esse cliente talvez queira um atendimento simples, rápido e eficiente.
Não são regras, mas dicas que podem te ajudar a ser mais eficiente na sua relação com o cliente.
E a escolha da cor da armação, falaremos em um outro momento.
Até a próxima!
Prof. Marcelo Santana.
Gestor acadêmico do Polo Bela Vista da Cruzeiro do Sul. Óptico desde 1999 (vendedor e Gerente), Técnico Óptico, Tecnólogo em Óptica e Optometria, Especialização em: Optometria Avançada, Ortóptica e ciência da visão e Optometria comportamental. Mestrando em Tecnologia da Saúde e estudante de Psicologia.